Cresce transporte de água potável em caminhão-pipa
Com o crescimento de pedidos por caminhão-pipa de água potável tem facilitado o acesso a água potável em vários locais para seus diversos usos
As utilidades da água são várias, e além disso há o aumento contínuo da população. Com esses fatores o consumo de água potável tem crescido muito,e por isso o transporte de água potável por caminhão-pipa tem sido um serviço muito contratado para solucionar emergências de falta de água.
Nos dias de calor o consumo da água cresce muito, e nesse verão que está chegando, temos que nos preparar para não faltar água. Já que tem ocorrido falta de água no Rio de Janeiro para as atividades rotineiras, como também para os diversos usos da indústria.
Há necessidade de economizar água potável e saber utilizá-la. Por isso precisamos entender a importância da água em nosso dia a dia.
Aqui no blog já aprendemos sobre os diversos usos da água, e a importância de que todos tenham a acesso a água potável. Quando há o uso excessivo de uma lado, o outro acaba sendo prejudicado no uso da água.
Aumento de contratação de Caminhão-pipa de água potável no Rio de Janeiro
Como vimos o consumo de água potável só vem crescendo nos últimos anos por causa do aumento da população, aumento da demanda de água na indústria, agricultura e demais usos.
Toda vida na Terra necessita de água, como também os processos de produção de uma indústria ou a irrigação de uma plantação, geração de energia elétrica, etc.
Então, com toda essa demanda de água dos mais variados setores, o caminhão-pipa de água potável tem sido um recurso muito utilizado no Rio de Janeiro. Regiões como Icaraí e a Região Oceânica de Niterói, por exemplo, sofrem com falta de água potável, o que gera a necessidade de contratar caminhão-pipa.
Rio de Janeiro, São Paulo e demais estados da região sudeste tem sofrido com escassez de água. Antes pensávamos que esse tipo de problema era apenas no nordeste do Brasil, mas na verdade temos visto isso ocorrer várias vezes em vários municípios do Rio de Janeiro, como São Gonçalo, Niterói e até Região dos Lagos.
No nordeste brasileiro o caminhão-pipa se tornou uma solução para a escassez de água, como aqui no Rio de Janeiro também.
Volta e meia o noticiário mostra a população sofrendo com a falta de água:
- - Moradores de São Gonçalo sofrem há mais de duas semana sem água
- - RJ: moradores reclamam da falta d'água há um mês em bairro da zona norte
- - Falta d’água causa transtornos a moradores de Niterói
- - Moradores de São Gonçalo denunciam falta de água há mais de três meses
- - Comunidade em Niterói sofre com falta d’água
Impactos da falta de água
A falta de água traz inúmeros impactos para sociedade, dentre eles:
- Impactos para dona de casa nos seus afazeres e cuidados com a família, como higiene, preparo dos alimentos, limpeza do lar, impedimento de lavar roupa, entre outros.
- Traz impacto e prejuízo para a indústria.
- Impede a produção de carne e carne de aves.
- Impede a produção textil..
- Impede a produção agrícola.
- Dependendo do nível de água nos reservatórios pode fazer com que uma cidade fique sem luz e assim traga mais prejuízos ainda. Já que o Brasil usa Hidrelétricas, para que elas possam transmitir energia para as cidades, é necessário um nível mínimo de água.
- Pode trazer prejuízos para a pecuária, pois os animais podem ficar desidratados e dependendo do nível de escassez de água, podem morrer.
- Traz prejuízos para o setor farmacêutico.
- A falta de água traz prejuízos para economia.
- A falta de água seja por escassez das chuvas, seja por má distribuição ou até por questões de desperdício inviabiliza as atividades de tal forma que um setor da sociedade prejudicado por falta de água pode causar grandes impactos em outro setor.
Imagine ficar sem luz porque a hidrelétrica que fornece energia para sua cidade está com níveis baixíssimos de água? Isso poderia causar um estrago e um prejuízo econômico e financeiro a cidade.
Esse foi um dos motivos, segundo o site Wikipédia, para a Crise do Apagão no Brasil, que ocorreu em 1 de julho de 2001 e 19 de fevereiro de 2002. Porém também ocorreram os “Apagões” que nada tem haver com a Crise do Apagão.
Transporte de água potável através de caminhão-pipa
A água do caminhão-pipa vem de aquíferos, poços subterrâneos, diferente da água das redes de abastecimento que vem de mananciais ou rios. A água passa por um processo de “filtragem natural”, já que ao chegar ao solo penetra por ele lentamente e por rochas que são permeáveis, até que se acumula em diferentes camadas rochosas do solo.
Mesmo ao passar por todo esse processo natural, a água provinda de aquíferos ou poços, não está pronta para consumo, precisa passar por um tratamento para se tornar potável.
Essa água potável, pura, é transportada até sua residência, empresa, indústria, obra ou qualquer que seja o local e a necessidade, através de caminhões-pipa padronizados de acordo com as normas de Vigilância Sanitária. Para manter a potabilidade da água, deixando-a própria e pronta para consumo.
O transporte de água potável facilita o acesso a água potável no momento de emergência, evitando quaisquer prejuízos como os citados anteriormente. Além de promover o uso para regiões de difícil acesso e que não possuem o abastecimento de água potável de forma regular, contínua.
Há vários locais que só chega água encanada uma ou duas vez vezes por semana. E se as residências não possuírem cisterna ficaram sem água no decorrer dos dias.
O transporte de água potável por caminhão-pipa também possibilita o uso de uma grande quantidade de água. Geralmente os caminhões-pipa são equipados para transportarem 10m³, 20m³ e 30m³ (10 mil, 20 mil e 30 mil) litros de água potável.
Isso possibilita o abastecimento de shoppings, supermercados, laboratórios, indústrias, lojas, residências, condomínios, obras etc.
Sabemos que temos que ter uso consciente da água, para benefício de toda sociedade. Mas nos dias quentes você pode encher sua piscina de 10 mil litros entre 15 à 30 minutos!
E ainda pode realizar brincadeiras na água com sua família. Claro que ao encher sua piscina você vai cuidar da água para mantê-la limpa e depois poderá reutilizá-la para limpeza da casa, lavar o quintal, lavar a calçada e outras tarefas que possam ser feitas com essa água.
Conclusão
O consumo de água potável vem crescendo continuamente e com o aumento da população e os diversos usos da água, a contratação de caminhão-pipa tem crescido no Rio de Janeiro. Antes era comum pensar que esse tipo de situação era mais comum no Nordeste do Brasil, que geralmente vive em tempos de seca. Mas temos visto e vivido tempos de falta de água no Rio de Janeiro e no sudeste em geral.
O transporte de água potável através de caminhão-pipa viabiliza o uso da água a todos os setores da sociedade, evitando os prejuízos que a escassez de água traz como perda na economia, prejuízos na produção de alimentos e na indústria em geral, além de impedir a realização das atividades do nosso dia a dia como tomar aquele banho gostoso ou preparar a refeição.
Apesar das possibilidades que o caminhão-pipa nos traz, ao transportar água que é retirada de aquíferos e não de rios ou fontes superficiais, como fazem as estações de tratamento, é necessário economizar água para que haja suficiente para todos.
Nada de desperdícios!
Precisa de transporte de caminhão-pipa de água potável?
Entre em contato conosco.
FAÇA JÁ SEU ORÇAMENTO SEM COMPROMISSO! CLIQUE AQUI!
Estamos à sua disposição para tirar qualquer dúvida e melhor lhe atender.
Estamos te esperando!