Explicação rápida sobre Bacias Hidrográficas
Nos postes anteriores falamos sobre as diversas utilidades da água, sua importância ao ingerirmos, no meio-ambiente, e para indústria. Por isso aqui vamos tratar de um assunto bem legal as bacias hidrográficas. Lembra que é através dos rios que compõem a bacia hidrográfica que é possível termos energia elétrica? Então vamos lá!
Bacia hidrográfica é o conjunto de terras banhadas por um rio principal e seus afluentes. Se você não sabe, afluentes são os rios menores que desaguam em um rio principal. Por exemplo, o rio Xingu é um afluente do Rio Amazonas. Veja abaixo o esquema de uma Bacia Hidrogáfica, de acordo com CPRM - Serviço Geológico do Brasil:
Os rios que compõem uma bacia hidrográfica são importantes porque podem ser utilizados para abastecimento de água, navegação, irrigação, pesca, geração de energia elétrica como já citamos, etc.
O Brasil tem uma grande quantidade de rios, mas infelizmente muitas bacias hidrográficas estão ameaçadas pela poluição. O lançamento de esgoto sem tratamento, o uso intensivo de agrotóxicos na agricultura e o desmatamento da vegetação da margem ameaçam a qualidade da água nos rios brasileiros. Outras ameaças são o material lançado sem tratamento pelas indústrias, que pode ser mais perigoso do que o esgoto domiciliar.
As maiores e principais bacias hidrográficas brasileiras são:
- Bacia Amazônica;
- Bacia do Paraná;
- Bacia Tocantins-Araguaia;
- Bacia do São Francisco.
A Bacia Amazônica é a maior bacia hidrográfica do mundo. Seu principal rio é o Amazonas, que nasce no Peru, mas recebe outros nomes: Vilcanota, Ucaiali, Urubamba e Marañon. Já no Brasil recebe o nome de Solimões. É chamado assim até se encontrar com o Rio Negro, em Manaus. A partir daí, passa a se chamar Amazonas.
O Rio Amazonas é muito utilizado na navegação. Por ele podem passar navios de grade porte, graças ao amplo volume de água e à largura e profundidade de seu leito.
A Bacia do Paraná é formada pelos rios Paraná, Paraguai, Uruguai e seus afluentes. Como tem muitas cachoeiras, ela é bastante utilizada para a geração de energia elétrica. No Rio Paraná, foi construída a Usina Hidrelétrica de Itaipu, uma das maiores do mundo.
O Rio Paraguai nasce no estado do Mato Grosso e deságua no Rio Paraná. Trata-se de um rio totalmente navegável. Em suas margens destacam-se o porto de Corumbá, o principal da região, e o Porto Murtinho.
A Bacia de São Francisco é uma bacia genuinamente brasileira, pois seu principal rio, o São Francisco, e seus afluentes nascem, correm e deságuam em terras nacionais. O Rio São Francisco nasce na Serra da Canastra, em Minas Gerais, e deságua no litoral brasileiro. Por ligar as regiões nordeste e sudeste, é chamado “rio da integração” ou “rio da unidade nacional”.
Neles estão presentes as usinas hidrelétricas Três Marias – Queimado, sobradinho, Itaparica -Complexo Paulo Afonso e Xingó, além dos reservatórios Três Marias e Sobradinho. A bacia registra praticamente todos os tipos de usos dos recursos hídricos, ou seja, irrigação, geração de energia, navegação, saneamento, pesca, atividades turísticas, o que torna muito complexo o planejamento de sua gestão.
O Rio Uruguai nasce no Brasil, pela fusão dos rios Canoas e Pelotas. Ele marca a divisa entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, e também a fronteira entre Brasil e Argentina e entre Argentina e Uruguai, desaguando no estuário do Rio Prata. Se você não sabe o que é estuário, segue o significado do site Wikipédia:
É um ambiente aquático de transição entre um rio e o mar.
A Bacia do Tocantis-Araguaia é a terceira maior em potencial hidrelétrico do país. Todos os seus rios nascem e deságuam no Brasil.
No Rio Tocantins encontra-se a hidrelétrica de Tucuruí. O Rio Araguaia é navegável, e nele encontra-se a Ilha do Bananal, no estado do Tocantins, a maior ilha fluvial brasileira.
No portal UOL Educação explica de forma bem simples o que são ilhas fluviais. Ilhas Fluviais são aquelas que são circundadas pelas águas de um rio.
Gostou? Quanto mais aprendemos sobre a água, podemos verificar sua importância em nosso dia-a-dia, em cada detalhe da nossa sociedade. Cuide bem desse recurso natural tão valioso! Até a próxima!
Fontes:
SOUZA, J. Assim eu aprendo, 5º ano. 3 ed. São Paulo: Editora do Brasil, 2015.
Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/Estu%C3%A1rio
UOL Educação:
https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/ilhas-maritmas-fluviais-lacustres-e-arquipelagos.htm