Notícias

Água: O Solvente Universal


A água tem uma propriedade especial, que é dissolver vários tipos de substâncias. É sua composição química e atributos físicos que a fazem um solvente tão excelente. As moléculas de água possuem um arranjo polar de átomos de hidrogênio e oxigênio. Da seguinte maneira: de um lado os átomos de hidrogênio possuem uma carga elétrica positiva e do outro lado o oxigênio com carga negativa.
Isso permite que a molécula da água seja atraída por vários outros tipos diferentes de moléculas. A água pode se tornar tão atraída por um composto diferente, como sal (NaCl) por exemplo, que irá romper com as forças atrativas que retém o sódio e o cloreto no composto salino, e assim dissolver o sal. Faça o teste em sua casa utilizando um copo com água e uma colher de sal, e veja o que acontece. A água vai dissolver o sal rapidamente!
Da mesma forma como ocorre com o sal, várias outras substâncias sólidas, líquidas e gasosas se dissolvem na água. É o caso, por exemplo, do álcool, do vinho, do ar, do gás carbônico. A água é a substância que dissolve o maior número de outras substâncias, por isso é considerada o solvente universal.


Aprendendo mais: 
Você sabe o quer dizer soluto e solvente?
Vamos pegar como exemplo o copo com água e uma colher de sal como citado anteriormente. Os grãozinhos de sal dividem-se em várias partículas invisíveis. Essas partículas tão pequeninas espalhadas pela água, deixam-na com sabor salgado. Assim, dizemos que a água dissolveu o sal, criando uma solução de água e sal.
Em uma solução, a substância que foi dissolvida é chamada de soluto e aquela em que o soluto se dissolve é chamada solvente. Por isso na mistura ou solução de água e sal, o sal é o soluto e a água é o solvente.

 

Bem, agora vamos voltar ao nosso post. Lá no Portal do Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS – United States Geological Survey) explica por que o sal se dissolve na água. Segundo o site, a nível molecular, o sal se dissolve na água devido a descargas elétricas e também devido ao fato de que ambos, tanto a água quanto os compostos salinos são polares, com cargas positivas e negativas em lados opostos da molécula.


As ligações em compostos salinos são chamadas iônicas porque ambas possuem cargas elétricas: o íon de cloreto possui carga negativa e o íon de sódio possui carga positiva. Da mesma maneira, uma molécula de água é por natureza iônica, mas a ligação é chamada covalente, com dois átomos de hidrogênio ambos se mantendo com sua carga positiva em um lado do átomo de oxigênio, que possui uma carga negativa. Quando o sal é misturado com água, ele se dissolve porque as ligações covalentes da água são mais fortes que as ligações iônicas nas moléculas de sal.
O lado da carga positiva das moléculas da água é atraído pelas cargas negativas dos íons de cloreto e o lado da carga negativa das moléculas da água é atraído pelas cargas positivas dos íons de sódio. Como o portal USGS explica, é como um cabo de guerra onde as moléculas de água estão vencendo.
As moléculas de água separam os íons de sódio e cloreto, quebrando a ligação iônica que os mantinha unidos. Depois que os compostos de sal são separados, os átomos de sódio e cloreto são envolvidos por moléculas de água. Assim o sal é dissolvido, resultando em uma solução homogênea, ou seja, há união das substâncias de tal ponto que se tornam uma só.
Mas você acha que a água é um solvente apenas criar soluções ou misturas para indústria ou criar produtos para nosso consumo?

Nada disso! As propriedades solventes da água são importantíssimas para o funcionamento do nosso corpo, nos ajudando a manter-nos vivos e saudáveis. Segundo o USGS os nossos rins e a água formam um excelente par. Como os nossos rins são responsáveis por filtrar substâncias que entram em nosso corpo através da comida e bebida que ingerimos, eles precisam expulsar essas substâncias depois de acumulá-las. E é aí que entra a ajuda da água como um ótimo solvente. A água vai lavando os rins que dissolve essas substâncias e as envia para fora do nosso corpo.
E aí, gostou? Então nos encontramos na próxima!


Referências:
GOWDAK, Demétrio; MARTINS Eduardo. Ciências Novo Pensar: meio ambiente, 6º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012

USGS – United States Geological Survey (Serviço Geológico dos Estados Unidos)
https://water.usgs.gov/edu/solvent.html