Estâncias Hidrominerais e Tipos de Águas Minerais
No último post, falamos sobre água mineral, a sua importância para nossa saúde através de seus sais minerais, que foram aderidos durante anos ao se infiltrarem nas rochas que estão no subsolo.
- Salobra: é levemente salgada, e não forma espuma em contato com sabão.
- Termal ou Termomineral: é a água mineral cuja temperatura supera a do ambiente em que se encontra em 5 ºC. Quando a temperatura das águas é superior a 20 ºC, a fonte é termal.
As águas que atingem 45 ºC são as hipertermais. E há aquelas que ainda chegam até os 100 ºC, nesses casos essas águas vem de grandes profundezas. Além de possuir ação medicinal por causa dos minerais e gases dissolvidos nela. A água termal é usada no tratamento de algumas moléstias como reumatismo, artrite, dor ciática e lesões ósseas e também para problemas de pele. São geralmente prescritas em forma de banhos. - Acídula: esta água apresenta uma porcentagem de gás carbônico. É chamada também de água gaseificada ou gasosa. Possui sabor ácido, já que seu ph é menor do que 7, por causa da formação de ácido carbônico, devido a reação do gás carbônico e a água. É usada para facilitar a digestão.
- Magnesiana: Nesta água são predominantes os sais de magnésio. É utilizada para auxiliar o funcionamento do intestino e do estômago. Possui função laxante e desintoxicante. Mas é preciso cuidado, segundo o Portal São Francisco se tomada em excesso pode provocar diarreia.
- Alcalina: Apresenta bicabornato de sódio, possuindo ph maior que 7, aliviando a acidez no estômago e também auxilia na digestão.
- Sulfurosa: é a base de enxofre. Não é uma água mineral muito comum. É indicada para problemas nas articulações, além de problemas como laringite, bronquites e sinusites. Ainda segundo o Portal São Francisco, acredita-se no seu poder cicatrizante, desintoxicante e estimulante do metabolismo. Pode ser inalada, ingerida ou utilizada em banhos de imersão.
- Ferruginosa: Possui alto índice de ferro, por isso ajuda no combate à anemia.
- Sódica: apresenta sódio, e por isso deve ser ingerida em pequenas quantidades, pois o excesso provoca inchaço. O banho com essa água mineral pode auxiliar em problemas reumáticos.