Quando a água é mineral?
Você sabe o que é água mineral?
Sempre que pensamos em água mineral, nos vem à mente aqueles galões de água que compramos no supermercado ou das distribuidoras que passam pelos bairros fazendo entregas. Ou então, lembramos daquelas garrafinhas de água de mesa.
Então vamos lá!
A água é considerada mineral, quando contém uma quantidade significativa de substâncias minerais que conferem um sabor característico além dos benefícios para a saúde. De acordo com o Código de Águas Minerais - Decreto-Lei Nº 7.841, de 08/08/1945, a água mineral tem origem em fontes naturais ou artificiais (artificialmente captadas) que possuam composição química ou propriedades físicas ou físico-químicas distintas das águas comuns, com características que lhes confiram uma ação medicamentosa.
Segundo o site Wikipédia algumas substâncias que podem estar dissolvidas na água para que tenha característica mineral são sais, compostos de enxofre e gases, por exemplo. De acordo com a composição química predominante, a água mineral pode ser classificada em alcalina ou carbonatada, sulfurosa, ferruginosa, magnesiana, gasosa, entre outras. Além da composição química, fatores como a origem da fonte, temperatura e gases também determinam a forma de uso da água, que através de exames físicos, químicos e bacteriológicos irão determinar se pode ser consumida como bebida, somente para banhos e se tem utilidades terapêuticas ou não.
As águas subterrâneas são particularmente enriquecidas com os sais retirados das rochas e sedimentos por onde percolaram, ou seja, se infiltraram muito devagar. Lembra do ciclo da água? Quando ocorre a precipitação, a água cai da atmosfera em forma de chuva e vai penetrando, se infiltrando no subsolo.
No caso da água mineral se infiltrou por milhares de anos, até percorrer várias camadas de rochas de onde absorveu os sais minerais naturais e oligoelementos. Oligoelementos são elementos químicos, de origem mineral existentes em pouquíssima quantidade no organismo, mas indispensáveis para funcionamento do mesmo, como cobalto, ferro, iodo, zinco, flúor, manganês, entre outros.
No Portal São Francisco informa que “as águas minerais são aquelas que conseguiram atingir profundidades maiores e que, por isto, se enriqueceram em sais, adquirindo novas características físico-químicas, como, por exemplo, pH mais alcalino e temperatura maior”. As águas minerais subterrâneas retornam à superfície através de fontes naturais ou são extraídas através da perfuração de poços.
No Brasil, a maior parte das águas minerais provém das fontes naturais. E também há algumas poucas águas minerais que tem origem em regiões com atividades vulcânicas recentes.
A água mineral não deve ser confundida com água de mesa, pois estas são de composição normal, com origem de fontes naturais ou de fontes artificialmente captadas que preencham apenas as condições de potabilidade para a região. Mas saiba que, toda água natural, por mais pura que seja, tem um certo conteúdo de sais.
Por isso a diferença entre a água mineral e a água potável de mesa é que a água de mesa é simplesmente água potável, água pronta para consumo humano, não possui nenhuma outra propriedade enquanto a água mineral tem ação medicamentosa, tem grande valor na terapia de determinadas moléstias, possui benefícios para saúde. Assim não podemos considerar que todas aquelas garrafinhas ou galões que encontramos no supermercado são de fato de água mineral.
Essas diferenças nem sempre são bem esclarecidas nos rótulos das embalagens. Mas é preciso ficar de olho! Verifique se na embalagem consta estar escrito ser água mineral ou apenas água de mesa. A verdadeira “água mineral” tem a classificação oficial de Água Mineral Natural impressa nos rótulos.
Hoje, aprendemos sobre a água mineral, sua origem e importância. No próximo post, vamos tratar a diferença entre água mineral natural, água natural e água adicionada de sais.
Espero que tenham gostado e até a próxima!
Referências:
GOWDAK, Demétrio; MARTINS Eduardo. Ciências Novo Pensar: meio ambiente, 6º ano. 1 ed. São Paulo: FTD, 2012
Código de Águas Minerais (Decreto-Lei nº 7841, de 08/08/1945):
http://portal.anvisa.gov.br/documents/33916/394219/DECRETO_LEI_7841_1945.pdf/b2e52b16-4213-4795-a8b7-fb5d2247cbb6
Portal São Francisco:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/meio-ambiente/agua-mineral
Wikipédia:
https://pt.wikipedia.org/wiki/%C3%81gua_mineral
CPRM-Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais – Serviço Geológico do Brasil:
http://www.cprm.gov.br/publique/Redes-Institucionais/Rede-de-Bibliotecas---Rede-Ametista/Canal-Escola/Agua-Mineral-e-Agua-de-Mesa-1299.html
Ambiente Brasil:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_agua_mineral/a_origem_da_agua_mineral.html