Notícias

Como limpar sua cisterna


Como limpar a cisterna da sua casa? Nós vamos te ajudar! 

No nosso último post (clique aqui para ler), explicamos como limpar sua caixa d’água para manter a água sempre pura e potável, do jeito você recebe quando a água chega na sua casa. Por isso hoje vamos te ensinar a cuidar da sua cisterna, para que você mantenha sempre a qualidade da água para seu consumo e de toda família! A qualidade da água também depende de você. 

Segundo a Vigilância Sanitária Rio (acesse aqui o site da prefeitura) há algumas regras para facilitar a manutenção e limpeza das caixas d’água e cisternas. As caixas d'água e cisternas devem:

  • Ser construídas e revestidas com materiais que não contaminem a água; 
  • Ter a superfície lisa, resistente e impermeável;
  • Permitir fácil acesso, inspeção e limpeza;
  • Possibilitar esgotamento total;
  • Ser protegidas contra inundações, infiltrações e penetrações de corpos estranhos;
  • Ter cobertura adequada;
  • Ser equipadas com torneira de boia na tubulação de alimentação, à sua entrada, sempre que não se tratar de reservatórios alimentados por recalque;
  • Ser dotadas de extravasor (ladrão) com diâmetro superior ao da canalização de alimentação, desaguando em ponto perfeitamente visível; 
  •  Ser providas de canalização de limpeza, funcionamento por gravidade ou por meio de elevação mecânica; 
  • Ser limpas e desinfectadas de 6 em 6 meses.

Há até uma lei que obriga a limpeza e desinfecção de cisternas (clique aqui para ter acesso a lei) para todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços para manter os padrões de potabilidade para consumo humano. Lei nº 1893 de 20/11/91:

 §1º A obrigação contida nesta Lei abrange todos os estabelecimentos comerciais, industriais e de prestação de serviços ou qualquer outro estabelecimento aberto ao público, ainda que restrito a associados, inclusive os destinados ao lazer, cultura e fins religiosos. 
* Incluído pela Lei 8075/2018. (Nova Redação)

Por isso nós do Amaral Águas nos preocupamos que em sua casa, a água se mantenha de altíssima qualidade. Então vamos lá!

1. Você precisa focar na sua segurança, utilize botas e luvas para fazer a limpeza. 

2. Não faça a limpeza de sua cisterna sozinho, para evitar acidentes, já que é um ambiente fechado, confinado. É perigoso a pessoa que está dentro da cisterna passar mal, até desmaiar e cair no chão.  

3. Desligue a energia da bomba e da boia, para evitar que qualquer eletricidade entre em contato com a água. Leve uma lanterna para clarear o local. 

4. Marque com antecedência limpeza da sua cisterna para evitar desperdício de água. Assim terá apenas a quantidade necessária para lavar a cisterna. 

5. Feche a entrada de água da cisterna, deixando apenas água suficiente para a primeira lavagem.  

6. Separe o material para limpeza da cisterna: escova de nylon ou vassoura, com água e sabão para esfregar as paredes internas e o fundo da cisterna.  
Não se esqueça que o material para limpar a cisterna é de uso exclusivo da limpeza! Não pode ser a vassoura ou material que você limpa sua casa, pois contém micróbios e bactérias que contaminarão a água quando a cisterna for cheia novamente. 

7. Para retirar a água da lavagem e os resíduos, utilize baldes, rodo e panos. Retire toda sujeira! 

8. Enxágue com água corrente, pode ser com auxílio de uma mangueira. 

9. Prepare a solução para desinfectar a sua cisterna. Segunda a Vigilância Sanitária do Rio (clique aqui para mais informações), você pode diluir 1 litro de água sanitária em 5 litros de água. Esse volume é para um reservatório de 1.000 litros. Se for de 2.000 litros por exemplo você pode dobrar a quantidade, e assim por diante. Espalhe essa solução desinfectante no fundo, nas paredes e no teto da sua cisterna. 

10. Aguarde 30 minutos para fazer efeito. 

11. Enxágue mais uma vez, retirando todo resíduo da solução desinfectante. 

12. Limpe tudo com balde, rodo e panos mais uma vez. 

13. Abra o registro da sua cisterna e deixe encher. 

14. Anote a data da limpeza e deixe à vista de todos. Não esqueça que a limpeza deve ser feita a cada 6 meses!

 

Uma recomendação da Vigilância Sanitária é que: 

“Quando existir, a cisterna deve ser sempre utilizada. Mesmo que a pressão na rede de água seja suficiente para abastecer o reservatório superior (caixa d'água), este deve ser alimentado pela cisterna através de bombeamento. A água parada em um reservatório, sem utilização, perde suas características de potabilidade.”  

Ou seja, se você possui cisterna não deixe essa água parada, mesmo podendo encher sua caixa d’água direto da rede de água, pois água parada deixa de ficar potável. 

Agora sim está tudo pronto para você consumir água potável, com a qualidade que nós do Amaral Águas oferecemos a você! Entre em contato conosco! 

 

Referências:

-Prefeitura do Rio de Janeiro/ Vigilância Sanitária 
http://www.rio.rj.gov.br/web/vigilanciasanitaria/caixas-d-agua-e-cisternas 

-FAZ FÁCIL 
https://www.fazfacil.com.br/reforma-construcao/cisterna-como-limpar/